18 de ago. de 2014

Candidatos ao governo falam da expectativa para o primeiro debate na televisão
Hoje acontece o primeiro debate na televisão entre os candidatos ao Governo do Estado. Flávio Dino (PCdoB), Josivaldo Corrêa (PCB), Lobão Filho (PMDB), Luis Antônio Pedrosa (PSOL), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago se enfrentam nas telas da TV Guará, ao vivo, às 22h.

O diretor de Jornalismo da TV Guará, Natanael Junior, explica que tudo foi elaborado com muito cuidado, para que todos os seis candidatos possam debater em condições de igualdade. “Possivelmente o nosso debate será o único (entre as emissoras), que participará todos os candidatos. Fizemos questão de convidar os seis para manter o critério de igualdade”, explica Natanael.

O debate, que terá como mediador o jornalista Américo Azevedo Neto, tratará dos temas saúde, educação, segurança, economia, serviço público e desenvolvimento estadual. E será divido em quatro blocos, cada um com regras próprias.

Natanael informa haverá a participação entidades de classe do Maranhão. A OAB, FIEMA, APRUMA, Associação Comercial do Maranhão (ACM) Conselho Regional de Medicina e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) farão perguntas aos candidatos. Para determinar qual candidato responderá a primeira pergunta, será realizado um sorteio. Com isso definido, será sorteada a entidade que apresentará sua pergunta (que foi gravada), em seguida o sorteio do candidato que deverá comentar a resposta dada e, por último, o candidato que respondeu terá tempo para responder o comentário. Será disponível 2 minutos para a resposta, 1 minuto para comentário e 1minuto para réplica do comentário.

Expectativa
Os candidatos estão se prepararam para o debate, fundamentando-se de informações para municiar as perguntas e respostas. Foi consensual, entre os que pleiteiam a vaga ao governo, a intenção de manter o nível da discussão, sem recorrer a ofensas e desrespeitos.

Flavio Dino acredita que essa será oportunidade que o eleitor poderá conhecer as propostas dos candidatos. "Será o primeiro debate entre todos os candidatos, a oportunidade de conhecer os projetos de cada um e comparar as propostas para o Maranhão. Vamos levar ao debate as nossas idéias, o nosso Programa de Governo e mostrar aos maranhenses que acompanharão pela TV e pela internet que é possível fazer um Maranhão com mais Desenvolvimento e mais Justiça Social", defende Dino.

Lobão Filho diz que deseja debater os programas de governo, discutir ideias e propostas para o Maranhão. “Espero que o debate permita que eleitores-espectadores comparem os projetos. O meu projeto é de um Maranhão rico, desenvolvido e justo socialmente. Um projeto para o povo do nosso Maranhão”, assegura o peemedebista.
Para Luis Antonio Pedrosa, com pouco tempo disponível para propagandas no rádio e na TV, o debate é mais um oportunidade de apresentar seu plano de governo. “Estamos tranqüilos e não temos a pretensão de baixar o nível. Os debates são espaços importantes para divulgar propostas e o programa do partido”, adianta Pedrosa.

Saulo Arcageli, o evento é mais uma possibilidade de dialogo com a classe trabalhadora. “Esperamos que seja um debate onde possamos expor nosso programa para os trabalhadores do Maranhão. Também será um espaço para apresentar nossas posições e propostas sobre os temas que serão abordados e o que nos contrapomos em relação às demais candidaturas”, aponta.

Zeluis Lago garante que dará um direcionamento propositivo ao debate. “Através da TV, que é um meio de comunicação muito forte, vamos apresentar nosso plano de governo e soluções para os problemas do Maranhão. Sem agressões e sem baixarias. Como tem sido nosso campanha, bem propositiva”, garante Zeluis.
Josivaldo Correia não foi encontrado.

Fonte O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário