3 de ago. de 2014

Saúde

Gastrite

GASTRITE AGUDA: Processo inflamatório agudo da mucosa estomacal, geralmente de natureza transitória. A inflamação pode ser acompanhada de hemorragia e desprendimento (erosão) da mucosa superficial.difusão retrógrada de ácido, redução do fluxo sanguíneo da mucosa e lesão do endotélio–uso exagerado de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE), especialmente a aspirina por que bloqueiam a síntesede prostaglandinas do estômago.- Fumo e consumo excessivo de álcool
Tratamento com quimioterápicos contra o câncer - Uremia (elevação dos níveis de uréia e creatinina na circulação acompanhado desintomas de falência renal)- Infecções bacterianas ou virais - Estresse intenso sobre a mucosa como um trauma, cirurgia ou queimadura-Isquemia da mucosa (muitas vezes por vasoconstrição).-Ingestão deácidos ou bases corrosivas. edema, hiperemia e presença de neutrófilos na área da inflamação. hemorragia provocando petéquias ou púrpuras além de hematêmese ou melena.
GASTRITE CRÔNICA: alteraçõesinflamatórias crônicas da mucosa estomacal produzindo com o tempo atrofia e metaplasia, porém sem ocorrer erosão. As alterações nos tecidos podem provocar displasia -Infecção crônica pela bactériaHelicobacter pylori.-Reação auto-imune (imunológica) - alcoolismo e o tabagismo-Pós-cirúrgica-Motoras e mecânicas como obstrução ou atonia gástrica-Irradiação- Doenças intestinais como a Doença de Crohn.

Nenhum comentário: