Cidadania
ONU condena a violência mortal nos presídios brasileiros
O Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos condenou a violência ocorrida esta semana em vários presídios brasileiros.
Segundo informes oficiais, na penitenciária de Cascavel, no Paraná, pelo menos cinco presos morreram durante uma rebelião: duas das vítimas foram decapitadas e outras duas foram atiradas do teto da prisão. Em Minas Gerais, dois distúrbios terminaram com outro preso morto e dezenas de feridos.
As autoridades também revelaram que outro homem foi assassinado no complexo penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão.
Em comunicado, o responsável pelo Escritório da ONU, Amerigo Incalcaterra, solicitou às autoridades uma investigação rápida, imparcial e efetiva dos fatos e que os responsáveis sejam levados à Justiça.
“Estamos horrorizados com o nível de violência visto recentemente nos presídios brasileiros. Lamentavelmente estes incidentes ocorrem com frequência em numerosos centro de detenção em todo o país”, disse ele.
Incalcaterra afirmou que não é aceitável que, no Brasil, a violência e as mortes dentro das prisões sejam percebidas como algo normal e cotidiano.
Fonte: ONU e GGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário