23 de out. de 2014

Ibama cria site para monitorar incêndios nas matas
O Ibama lançou o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), plataforma virtual. O site foi criado para o monitoramento de fogo em todo o país e disponibilizará informações em tempo real sobre  focos de calor, fotos e equipes que estão em campo combatendo o fogo.
O chefe do Prevfogo, Rodrigo Falleiro, explica que o Ciman tem como finalidade reunir as instituições que atuam no combate aos incêndios florestais em âmbito federal para monitorar a situação durante o período crítico com o objetivo de compartilhar informações, definir prioridades, coordenar grandes operações de combate e avaliar os resultados.
Além do Ibama, integram o Ciman o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Nacional de Desastres Naturais (Cenad), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Força Nacional de Segurança Pública.
Agora, com a plataforma virtual, todos os órgãos terão acesso aos dados em tempo real, assim como a população. “O objetivo da plataforma é dar publicidade e transparência para as ações federais que são implementadas pelo Brasil, principalmente, as grandes operações de combate ao fogo”, disse Falleiro, que destacou ,como exemplo, os incêndios que estão ocorrendo nesta semana na Serra dos Orgãos, no Estado do Rio de Janeiro, e na Serra do Cipó, em Minas Gerais, e que podem ser acompanhados pelo site.

Nenhum comentário: