5 de mar. de 2016

Resultado de imagem para gilberto gil jovem
Momento Memory
Gilberto Gil nasceu em 26 de junho de 1942, em SalvadorBahia. É o primogênito de José Gil Moreira, médico formado pela Universidade da Bahia, e Claudina Passos Gil Moreira, professora primária. No início da década de 40, a família residia em Tororó, na época, um dos bairros mais pobres de Salvador. Devido a dificuldades em trabalhar, o Dr. José Moreira decidiu mudar-se com a esposa para a cidade de Ituaçu. Posteriormente, o casal saiu de Ituaçu, no interior do estado da Bahia, para Salvador, para que a criança nascesse na capital. Três semanas após o nascimento, a família retornou para a cidade de Ituaçu - onde Gil passou toda a sua infância.

Aos dezoito anos de idade, Gilberto Gil formou com amigos o conjunto "Os Desafinados", conjunto instrumental onde ele revezava no acordeom e vibrafone . O grupo se apresentava em festas de aniversário, escolas e sedes de clubes de Salvador . Gil ficou no grupo até 1961. No final dos anos 50, aos dezessete anos, quando a bossa nova estava em ascensão, ele escutou o cantor e violonista baiano João Gilberto e, a partir de então, Gilberto abandonou o acordeom e passou a tocar violão. Inicialmente, utilizou o instrumento de sua irmã, até ter o seu - dado por sua mãe, posteriormente. Ele começou a escrever poemas, em sua maioria metrificados e influenciados pelos românticos Castro Alves e Gonçalves Dias, e o parnasiano Olavo Bilac, por exemplo. Oficialmente, sua carreira começou em 1962, compondo e tocando jingles. Tempos depois, "Bem Devagar", primeira canção composta por Gil, foi lançada em um compacto gravado pelo grupo feminino As Três Baianas , e ele participou da gravação tocando acordeom . Nessa época, ele também participava cantando em programas da rede de televisão local , e gravou canções feitas para a Petrobras, "Povo Petroleiro", onde no lado B, Gil interpretou a marcha carnavalesca "Coça, Coça, Lacerdinha" - sua primeira gravação cantando, lançada pela gravadora JS Discos. No ano seguinte, Gil gravou e lançou o EP Gilberto Gil: Sua Música, Sua Interpretação, que continha quatro faixas composta pelo próprio. Desse, fora extraído o single "Decisão", samba conhecido e rebatizado depois de "Amor de Carnaval" . No final do mesmo ano, Gil conheceu Caetano Veloso- que havia conhecido Gil pela TV e o tinha como um ídolo - apresentado pelo produtor musical Roberto Sant'Ana , e logo depois conheceu as cantoras Maria Bethânia e Gal Costa. Em junho de 1964, os quatro, Tom Zé e outros, realizaram o espetáculo "Nós, Por Exemplo...", inaugurando o Teatro Vila Velha, de Salvador, sob a direção geral de João Augusto e musical assinada por Gil e Santana, com repertório composto de canções próprias e de bossas de compositores como Dorival Caymmi .


Gravou sua primeira fita demo e enviou para o escritório de uma editora musical. A fita possuía cerca de 30 minutos de duração, apresentando trechos de dezoito canções. Em outubro, Gil cantou "Iemanjá", com Othon Bastos, no V Festival da Balança, promovido pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, gravado pela RCA , sendo convidado pela gravadora, a lançar o primeiro single de sua carreira por um grande selo, "Procissão" .


Pesquisa: YouTube, Google imagens e Wikipédia

Nenhum comentário: