30 de jul. de 2014

PAM é o carro chefe da campanha de Edinho Lobão
O Programa de Aceleração do Maranhão é principal proposta do peemedebista  (Diego Emir/OIMP/D.A Press)

Entre as propostas de governo do candidato do PMDB, Lobão Filho, uma tem chamado atenção, até mesmo pelo nome, que muito se assemelha a um nome de um programa do governo federal.

O PAM (Programa de Aceleração do Maranhão) foi formulado a partir de eixos temáticos diversos, como explica o próprio Lobão Filho. “O PAM é composto de ações setoriais regionais. PAM da educação, PAM da Saúde, PAM da produção, cada um com a sua característica”, disse.

Lobão Filho lembrou que é preciso reorganizar o aparelho estatal, promovendo uma desburocratização do sistema. “Desburocratizar o estado, fazendo com que o cidadão se sinta bem recebido no estado e não se sentir se estivesse pedindo um favor.”, assegurou.

EDUCAÇÃO
O candidato afirmou que buscou diretrizes de outros programas para formular a sua proposta, como é o caso do eixo temático “Educação, cuja proposta foi baseada em um programa cearense. “Para fazer o PAM da Educação, buscamos referencias em um projeto do Ceará, que é um projeto de meritocracia, com criação de unidades escolares com um nível mais elevado. Criando competição entre alunos para estudarem em uma escola mais diferenciada”, disse.

Lobão Filho disse ainda que nesse sistema, dependendo do desempenho dos diretores, a própria escola poderá ser beneficiada. “Meritocracia dos diretores das escolas que vão retornar benefícios financeiros para a própria escola. Vamos implantar o sistema de ensino em tempo integral de uma forma diferente, regionalizada. Alunos terão laboratórios, cultura e esportes”, explicou.

ECONOMIA
Para a área da economia o candidato do PMDB também traçou um planejamento. De acordo com ele o primeiro passo é o de análise do potencial econômico das regiões. “No PAM para a Produção o primeiro passo é a análise, feita com bastante acuidade, dos potenciais econômicos regionais. Naqueles setores que tiverem potencial de agricultura e pecuária nós iremos tratar de qualificação e criaremos agências técnicas, para fomentar as lavouras, principalmente voltada para os pequenos agricultores que não têm acesso às tecnologias”.

Nenhum comentário: