21 de ago. de 2014

Aberta Semana de Cultura Popular em São Luís

Toda a diversidade cultural e religiosa será debatida durante esta semana no Centro Cultural Popular Domingos Vieira Filho. Este ano, o evento vai destacar os estudos realizados no estado do Maranhão sobre os aspectos das festas e tradições religiosas. 
Dentre as imagens expostas, toda a beleza e encantamento do bumba-boi, com ênfase em cantadores de bumba-boi, como Humberto de Maracanã e Coxinho, além da negritude e religiosidade dos pais-de-santo.
A Semana, que vai contar com um amplo acervo de mostra de vídeos entre os seus trabalhos, destacará nesta nova edição toda a história da famosa e tradicional festa do Divino Espírito Santo.
O cantor e compositor Gabriel Melônio, responsável pelo museu digital da imagem e do som, falou na abertura do evento sobre a importância do compartilhamento de informações, e destacou em seu discurso, o amplo acervo de peças, que vão ser disponibilizadas na internet no fim deste mês. "Uma pessoa no Japão possa acessar e encontrar a estória, por exemplo, de João do Vale é muito importante que se tenha isso".
Toda a pesquisa de acervo museológico foi realizada pelo diretor do Centro de Cultura Popular, Sebastião Cardoso. Segundo ele, há imagens que datam de quase um século. São raridades, preciosidades que agora vão estar não só dentro dos museus. "Estamos aqui disponibilizando o melhor que o Maranhão tem. Sua cultura popular, estes registros já vem sendo feito há muitos anos por fotógrafos, cineastas e vários pesquisadores".

Nenhum comentário: