Educação
Maranhão
não passa de 1% dos alunos alfabetizados do país
De acordo
com pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), o Maranhão não possui
nem 1% dos alunos alfabetizados do país.
Apenas 11%
dos estudantes brasileiros no 3º ano do ensino fundamental têm nível ideal de
leitura, conseguem reconhecer tempos verbais e entender o sentido de um texto.
Outros 22% conseguem somente ler sílabas e formar palavras. Os dados estão
entre os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização, divulgada pelo MEC,
às 15h desta quinta-feira, em Brasília. A avaliação também concluiu que 57% dos
alunos mostraram dificuldades para lidar com a matemática. O teste averiguou
que 24% dos estudantes não conseguem escrever números por extenso ou dar nome a
formas geométricas.
A prova foi
aplicada para 2,6 milhões de estudantes em 55 mil escolas do país. São
avaliados estudantes do 3º ano do ensino fundamental, período de conclusão do
ciclo de alfabetização. O teste avalia estudantes no fim do ciclo de avaliação
nos conteúdos de leitura, escrita e matemática. Dividido em quatro níveis,
apenas os alunos com a nota máxima na avaliação são considerados totalmente
alfabetizados.
O estudo
mostra que 9,8% dos estudantes no Brasil chegaram ao nível quatro de escrita,
com capacidade de escrever textos e seguir regras gramaticais. Em alguns
estados, o índice é mais crítico: Bahia e Maranhão não passaram de 1%. Em
escrita, Santa Catarina apresenta o melhor desempenho entre as unidades da
Federação com 22,25% dos estudantes de 3º ano sendo capazes de articular bem os
textos.
Estados no
Nordeste e do Norte apresentaram desempenho pior em relação ao restante do
país. No quesito escrita, por exemplo, Santa Catarina apresenta 22 vezes mais
estudantes aptos do que o Maranhão.
Segundo
Ricardo Falzetti, diretor de conteúdo da ONG Todos pela Educação, os números
mostram que o futuro das crianças brasileiras está comprometido. “Tantos alunos
sem domínio da língua portuguesa e matemática nesse período de estudo não
conseguirão acompanhar o conteúdo nos anos seguintes”, explica Falzetti. A
sequência de notas baixas, segundo ele, é um dos principais fatores para a
evasão escolar.
Apesar dos
resultados desanimadores, o país apresentou avanços no quesito leitura. Em
2013, 24,13% dos alunos de 3º ano ensino fundamental foram enquadrados no nível
1 no exame; em 2014, foram 22,1%. 33,1% alcançaram o nível 2 em 2013 e, no ano
passado, foram 33,96%. No nível 3, em 2013, estavam 32,85% dos estudantes; em
2014, eram 32,63%. O percentual de crianças que alcançaram o nível 4 em 2013
era de 9,92% e, no ano passado, subiu para 11,2%.
Histórico
A ANA
ocorreu nos últimos dois anos. O Ministério da Educação cancelou a realização
da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) para este ano. O corte de gastos
foi o principal motivo.
A avaliação
foi criada com o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic),
lançado pela presidente Dilma Rousseff em 2012. A decisão interrompe a série de
provas iniciada em 2013. No ano passado, o exame custou R$ 150 milhões aos
cofres públicos.
Fonte:O Imparcial
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