Mais de quinhentos eleitores da Vila Janaina que participaram do teste de votação simulada, neste sábado (02/08) feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em uma Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes, acreditam não estarem aptos para o novo sistema biométrico, porém, afirmam que basta uma adaptação ao novo sistema.
Segundo o TRE, Cerca de 522 eleitores convocados participaram do teste de votação simulada, numero que equivale a 14% do eleitorado apto a votar no local nas eleições deste ano.
Para o presidente do TRE, o objetivo principal da ação foi para o eleitor conhecer se adaptar ao novo sistema, bem como saber votar nos cinco candidatos.
“Esta simulação permite ainda que possamos estimar o tempo em que o eleitor levará para votar nos 5 cargos que estão em disputa neste pleito, que são presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual”, lembrou o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.
Para quem fez o teste ou chegou a conhecer o novo sistema biométrico, conta que se sentiram nervosos ao digitar o numero dos candidatos, mesmo fictícios. Mas ainda assim, a doméstica, Maria do Socorro, disse que o novo sistema vai melhorar muito na hora de votar.
“Sem dúvidas fiquei muito nervosa, é um novo sistema, quando chego e o sistema reconhece a digital e parti para a urna, meu coração bateu forte, em saber que o futuro esta em minhas mãos”, concluiu Maria.
Já para o pedreiro Joider da Silva, de 49 anos, conta que ficou muito nervoso ao escolher os números.
“Cheguei a ficar segundos parado e olhando para a maquina, pois dá um nervosismo, mas precisamos nos adaptar ao novo sistema, acredito que é para melhoria de todos nós”, disse Joider.
Alguns eleitores que ainda não se adaptaram com o novo sistema, contaram com a ajuda de uma técnica do TRE, Ana Caroline, estava sempre ao lado da urna dando o suporte aos cidadãos que sentiam dificuldades ao teste.
“Alguns quando chegam a maquina, ficam nervosos de mais, tem medo de errar, ou já querem começar pelo numero do presidente, muitas vezes digitam o numero do candidato, mas não confirmam e ficam esperando. Mas nós estamos trabalhando e explicando todos os procedimentos e sempre ao lado, dispostos a ajudar”, disse Ana Caroline.
A ação está acontecendo em 8 cidades, São Luís está sendo a primeira, depois São José de Ribamar, Timbiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, São Domingos do Azeitão, Nova Iorque e Pastos Bons, com o objetivo de proporcionar ao eleitor a oportunidade de conhecer, na prática, como o novo processo funciona.
Dos 4.497.336 eleitores do Maranhão, 909.729 irão votar usando o sistema biométrico, em 15 cidades (Barra do Corda, Benedito Leite, Cajapió, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Nova Iorque, Paço do Lumiar, Pastos Bons, Raposa, São Domingos do Azeitão, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, São Vicente de Férrer e Timbiras).
A próxima votação biométrica simulada ocorre no dia 8 de agosto (sexta-feira), em Timbiras, das 8h às 12h.
Segurança
O sistema eletrônico de votação adotado no Brasil é referência mundial. O eleitorado brasileiro abrange mais de 141,4 milhões de pessoas (dados de abril de 2013).
Para o secretario da TI do TRE, Gualter Gonçalves, o novo sistema é comprovado através de pesquisas muito mais seguro.
“Neste sistema, nós estamos trazendo o processo de identificação do eleitor, cientificamente comprovado que é muito mais seguro do que o processo manual ou pessoal, pois o modelo antigo era de comparação de foto com o eleitor, hoje evoluímos, o processo agora é de reconhecimento digital, sem duvidas é bem mais seguro e comprovado”. Disse o secretario.
De acordo com o secretário, esta sendo tirada do mesário aquela atribuição de identificação através do documento. “Agora não será mais o mesário que irá identificar o eleitor e sim a urna eletrônica através da digital”, concluiu.
Fonte o Imparcial
Nenhum comentário:
Postar um comentário