8 de jun. de 2015

Gratuito, cartão do SUS é exigido para alguns procedimentos

Você já ouviu falar do cartão do SUS? Sabe para que serve? A apresentação do cartão é uma exigência em alguns órgãos, mas muita gente ainda desconhece o cartão criado pelo governo para controlar e facilitar todos os procedimentos médicos, marcação de consultas e exames, no Sistema Único de Saúde (SUS). O cartão, também, é garantia de acesso a medicamentos gratuitos.
Em Açailândia (MA), o atendimento em postos de saúde ou mesmo no Hospital Municipal, só com a apresentação do cartão SUS. De acordo com a Secretaria de Saúde, no município já foram cadastradas 108 mil pessoas. É mais que o número oficial da população, que, segundo o Censo 2010 do IBGE, é de 104 mil habitantes. O cartão do SUS é gratuito e armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre consultas.
O cartão pode ser adquirido por qualquer cidadão brasileiro. Para fazer, é preciso apenas da apresentação dos documentos pessoais: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/Pasep (se possuir). Depois de feito o cadastro, a pessoa recebe cartão que terá, impresso, o número nacional de identificação único, podendo assim ser atendido em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.
E o cartão não é uma exclusividade só de quem pretende ser atendido na rede pública. Como é nacional, o cartão pode ser usado para pegar medicamentos em farmácias do governo em qualquer cidade, mesmo fora do Estado.
Existem, no entanto, algumas condições para o remédio ser liberado gratuitamente, e uma delas é a doença que precisa ser tratada. É possível, ainda, realizar o pedido do cartão do SUS on-line. Por meio do Portal de Saúde do Cidadão, qualquer usuário poderá estar solicitando um pré-cadastro para agilizar o processo de emissão do cartão SUS.
Fonte:G1MA

Nenhum comentário: