Artigo: Cultura,
turismo e renda
Por Flávio Dino
O país enfrenta
uma das maiores crises econômicas de sua história por uma disputa política sem
fim no cenário nacional. Neste momento, torna-se um grande desafio construir
alternativas econômicas em nosso estado, que gerem ganho de renda para as
pessoas. O turismo é universalmente lembrado como uma alavanca de
desenvolvimento local em momentos de crise nacional como esta. Essa foi a
aposta que fizemos ao organizar o São João de Todos 2017, que encantou a tantos
maranhenses e turistas neste junho. Fico feliz que tenhamos obtido resultados
concretos com a geração de milhares de postos de trabalho e a movimentação de
R$ 20 milhões nos arraiais da capital, e valor no mínimo o dobro nos demais
municípios, totalizando pelo menos R$ 60 milhões que giraram nas cidades por
conta dos arraiais.
Os festejos
juninos estão entre os traços identitários do povo do Maranhão, que nos
diferenciam em relação a outros estados. Muitos maranhenses passam o ano todo
esperando junho. Pessoas que preparam com esmero sua roupa de brincante, seu
chapéu, sua matraca, seu boi. Quando esse colorido vem às ruas, com seus
diferentes ritmos e sotaques, respira-se no ar essa sensação do que é morar no
Maranhão.
Transformar essa
paixão em oportunidades de negócio para milhares de pessoas é um dos desafios a
que me dispus à frente do Governo. Fizemos um investimento de R$ 18 milhões na
realização dos arraiais em 80 cidades, via investimento direto, emendas
parlamentares ou por meio de lei de incentivo.
Outra aposta
importante que fizemos foi o da promoção turística do nosso São João em outros
estados. Com uma nova marca promocional – “Maranhão, Terra de Encantos” – fizemos
uma campanha para atração de turistas com chamadas em sites e revistas de
alcance nacional. Também instalamos outdoors em cidades-pólo de emissão de
turistas para o Maranhão, como Belém, Teresina e Palmas. Bem como colocamos
peças de divulgação no principal aeroporto com conexão direta para nosso
estado, o de Brasília.
O resultado
desse trabalho pode ser visto em números. Segundo dados da ABIH, a ocupação
hoteleira de São Luís ficou em 62,36% durante o mês de junho. Foi o melhor
resultado dos últimos 6 anos, ultrapassando inclusive outros momentos de
bonança econômica. E muito mais ainda há por vir, pois dados iniciais de
reservas hoteleiras para o mês de julho em São Luís, Carolina e Barreirinhas
mostram que teremos um dos melhores verões do turismo maranhense em anos.
São resultados
que me alegram não só pelas oportunidades que geram, colaborando com nossa
economia nesse momento de crise. Mas também por estimular a reafirmação, ano
após ano, da identidade cultural de nosso estado, essa amálgama que nos faz
felizes em junho. Esse São João nos deixou muitas saudades e reforçou o
respeito pelos grupos culturais do nosso Estado.
Blog do Minard
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