20 de jan. de 2015

Cidadania

Doenças não transmissíveis causam 16 milhões de mortes ao ano

Doenças não transmissíveis causam, anualmente, a morte de 16 milhões de pessoas  menores de 70 anos, a maioria delas habitantes de países de renda baixa e média, informou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um estudo da OMS identifica os problemas cardiovasculares, o câncer, as enfermidades respiratórias crônicas e a diabetes como as principais doenças não contagiosas mais comuns.
Da mesma forma coloca o consumo de tabaco e álcool, a inatividade física e a dieta pouco saudável como os principais fatores de risco de adquirir essas doenças.
A doutora Shanthi Mendes, uma das autoras do informe da OMS, disse que a esses 16 milhões que morrem por ano antes dos 70 anos, somam-se as pessoas mais velhas, fazendo com que a cifra de mortos alcance 38 milhões a cada ano.
“O mais importante é que dos 16 milhões que morrem antes dos 70 anos no meio de sua vida produtiva, 82% vivem em países de renda baixa e média que não têm capacidade para atender esta situação”, alertou Mendes.
A OMS pediu aos governos e aos atores não estatais a tomar medidas imediatas para deter esta epidemia silenciosa que avança a passos gigantes.
Neste sentido, garantiu que investindo de um a três dólares por pessoa ao ano, os países poderiam reduzir notavelmente a incidência das enfermidades não transmissíveis e o número de vítimas que produzem.

Nenhum comentário: