11 de jan. de 2015

Saúde anuncia central única de atendimento no Maranhão
A Secretaria da Saúde do Estado decidiu implantar uma central única de regulação para a área de atendimento, o que deve evitar a discriminação entre doentes de municípios e aqueles atendimentos pelo sistema de saúde do estado. O servipo poderá estar operando em um mês.
A proposta foi anunciada pelo secretário de Saúde Marcos Pacheco, quando o governador Flãvio Dino (PCdoB) visitava as instalações do Hospital Carlos Macieira, no sábado (10).
O secretário Marcos Pacheco explicou que a regulamentação consiste em um trabalho estratégico de monitoramento dos leitos disponíveis para encaminhamento de pacientes de acordo com a disponibilidade de vagas e área de resolutividade de cada unidade. A gestão estadual está trabalhando na unificação das três centrais estaduais existentes e também do serviço municipal.
De acordo com o secretário,através do serviço de regulação foi possível detectar, de forma rápida, uma unidade de saúde próxima com vaga na UTI necessária, no caso o Hospital Infantil Juvêncio Mattos, em São Luís. Imediatamente, foi acionado helicóptero para a transferência da criança.Embora ainda não esteja concluído, o procedimento já apresenta benefícios aos maranhenses.
Com a conclusão do processo de regulação única também será possível direcionar os recursos da saúde aos hospitais de forma a potencializar as áreas de atendimento mais utilizadas em cada unidade. “O processo também garante a internação do paciente na unidade baseada na condição clínica evitando qualquer outro critério que prejudique o atendimento público”, ressaltou Marcos Pacheco.
Fonte:iDifusora

Nenhum comentário: