20 de mar. de 2015

Ações de prevenção visam o combate ao Chikungunya em Pindaré-Mirim
A Secretaria de Saúde de Pindaré-Mirim, através da coordenação de vigilância epidemiológica, está desenvolvendo ações de combate à dengue e ao vírus Chikungunya. Apesar de não haver nenhum caso confirmado da Febre Chikungunya na cidade, a prevenção acontece em paralelo a dengue já que as duas doenças têm o mesmo transmissor, o Aedes Aegypti.

Como medidas preventivas estão sendo realizadas ações nos bairros com as equipes das Unidades Básicas de Saúde  e agentes de endemias, com visitas domiciliares com intuito de alertar a população sobre  a  importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Como as doenças apresentam o mesmo vetor, os cuidados com a prevenção são os mesmos. As doenças também apresentam sintomas semelhantes.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações e dor de cabeça e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo menos frequente que nos casos de Dengue.

Para evitar a transmissão do vírus é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da Dengue, ou seja, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas não estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas deste tipo.

Fonte: O Imparcial

Nenhum comentário: