23 de mar. de 2015

Resultado de imagem para desperdicio de agua
No Dia Mundial da Água especialista chama atenção para o desperdício
Abastecimento, desperdício, poluição, uso exagerado e o progresso. Algumas questões para refletir   no Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de Março - e que contribuem para que este recurso seja cada vez mais escasso. A mudança desse quadro passa por mudanças de atitude e adoção de hábitos com fins à preservação, uso racional e conscientização sobre a importância deste bem finito. A Grande Ilha, que inclui São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa - é abastecida por 10 sistemas – estações de tratamento, rede de distribuição e subestações. São Luís capta 60% de sua água para abastecimento do Sistema Italuís – o maior do Estado. A maior barreira para a regularidade do abastecimento é o desperdício, avalia o biólogo e ambientalista Márcio Andrade.

“A água é nosso maior bem e é finito. Precisamos cuidar para preservar, mas não temos essa cultura”, afirma. Maior bem porque sem ela o homem não sobreviveria; finito, porque apesar de dois terços do planeta serem constituídos por água, 97% é salgada e apenas 0,0008% é potável, ou seja, própria para consumo; os outros 2% formam geleiras inacessíveis. O Brasil detém aproximadamente 12% da água doce disponível no mundo. Mais da metade - 54% - está na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, regiões com a menor população por quilômetro quadrado do país. “Grande parte destas reservas de água potável - rios, lagos e represas - já sofrem as consequências da ação humana como, por exemplo, a poluição”, ressalta o biólogo.

Por dia, uma pessoa gasta cerca de 180 litros de água, ou 5.400 litros por mês. A esta quantidade soma-se o que é desperdiçado e temos pelo menos 30% de água jogada fora. Torneiras que passam o dia gotejando desperdiçam 1.400 litros em um mês; fluindo em filete sobe para 62 mil litros. Correndo normalmente gasta 135.400 mil litros por mês. Este último aplicado a lava-jatos, que passam o dia funcionando. E casos de desperdício de água são comuns encontrar, diz. Segundo ele, em atos simples como escovar os dentes, tomar banho e lavar louças e roupas é onde a população mais gasta. “Isso porque enquanto realizam as atividades, as torneiras ficam abertas”, diz Márcio Andrade.

O Dia Mundial da Água foi instituído pelas Nações Unidas, que adotou a resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993. As determinações seguem as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (sobre recursos hídricos) da Agenda 21. Com isso, os Estados foram convidados a dedicar o dia para atividades de conscientização sobre o uso da água. Para conscientizar e combater o desperdício, nesta data, órgãos ligados à proteção do meio ambiente desenvolvem ações envolvendo palestras e trabalhos em instituições parceiras.

A adoção de sistemas de tratamento e o reuso da água são medidas que podem diminuir o desperdício. “Atividades como a construção civil, lava-jatos e jardinagem seriam algumas a adotar a ideia”, sugere Andrade. O reuso consiste na construção de sistemas que favoreçam a reutilização de água. O sistema trata a água usada nos condomínios e só após é dispensada. “Esta água seria empregada na lavagem de jardins, plantas e descargas”. Na construção civil, os gastos com água podem ser compensados com projetos de racionamento nas construções. Os imóveis podem incluir aparelhos de reaproveitamento. “O Plano Diretor dos municípios trata do tema e determina projetos de contenção do desperdício”, alerta.

Fonte:O Imparcial

Nenhum comentário: