18 de mar. de 2015

Resultado de imagem para animal silvestre proibir venda

Polícia Ambiental alerta para venda de animais silvestres no Maranhão

Dados do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) mostram que este ano já  foram apreendidos 56 animais silvestres, entre pássaros, mamíferos e répteis, em São Luís. Na última sexta-feira (13), foram resgatados 20 pássaros que estavam à venda na feira da Cidade Operária. O autor do crime foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente e recebeu multa de R$ 500,00 por animal, conforme prevê a legislação ambiental.
Na capital, a maior parte dos animais apreendidos são pássaros e, dependendo da espécie, um animal chega a ser vendido por até R$ 6 mil. Após serem resgatados, os animais são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) , onde passam por reabilitação.
Nessa segunda-feira (16), um homem foi preso na cidade de Caxias, no Maranhão, com quase 15 quilos de carne de animais silvestres abatidos, acondicionados dentro de uma caixa de isopor. Além de residências, feiras e mercados, o BPA fiscaliza o Parque Estadual do Bacanga, onde fica a sede do batalhão, a APA Itapiracó, Lagoa da Jansen e Sítio Rangedor, que são áreas de proteção ambiental em São Luís.
Segundo o artigo 29 da Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, é passível de pena de seis meses a um ano de reclusão e multa.
Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário: