18 de mar. de 2015

Resultado de imagem para igreja e pascoa
Principal data do calendário cristão, a Páscoa segue ritos milenares
Com a proximidade da Páscoa, é comum observar supermercados e lojas que apresentam os tradicionais ovos de chocolate como maior símbolo da data. No entanto, para o catolicismo, religião com maior número de adeptos no Brasil, cerca de 123 milhões, segundo o IBGE, a celebração vai muito além do hábito de trocar a guloseima com familiares e amigos.


Para a Igreja Católica, esta é a principal data comemorativa do ano. Simboliza a passagem da morte para a vida, em referência a ressurreição de Jesus Cristo. Desta crença, diversas tradições são seguidas e respeitadas até hoje. 

Coordenadora do grupo católico Um Novo Caminho, Marina Gonçalves, explica que o início da celebração começa no domingo anterior a Páscoa, o domingo de Ramos. “O domingo de Ramos representa a chegada de Jesus a Jerusalém. Neste domingo, a missa faz referência a esta passagem, com os fiéis chacoalhando ramos, como fizeram para a chegada de Jesus.”, explica. Na quinta-feira, inicia-se o Tríduo Pascal, os três dias que antecedem a ressurreição. “No fim da quinta-feira, é celebrada a missa do Lava Pés, para simbolizar o momento que Jesus lava os pés de seus apóstolos, em sinal de humildade. O padre reproduz o ato lavando os pés de seus apóstolos.”, diz.

A sexta-feira, conhecida como sexta-feira da Paixão, relembra o dia em que Jesus foi crucificado. O costume de não comer carne se explica pela demonstração de desprendimento dos fiéis para se unirem ao sacrifício de Jesus. O sábado é reservado para a vigília e reflexão sobre a morte de Cristo. Já o domingo, dia em que há o renascimento, é dia de alegria e comemoração.

Símbolos:

Coelho: simboliza a fertilidade. A rapidez e facilidade com que se reproduzem faz alusão à capacidade da Igreja em espalhar a mensagem de Jesus Cristo e ganhar novos discípulos.

Pão e vinho: alimento oferecido por Cristo na última ceia, simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.

Ovos: simbolizam uma nova vida, como a ressurreição de Cristo

Círio Pascal: no sábado de aleluia, uma grande vela é acessa na igreja. Significa “Cristo é a luz nos povos”.

Alfa e ômega: primeira e última letra do alfabeto grego. simboliza que Deus é princípio e fim. 

Quaresma: preparação de 40 dias para a Páscoa. Neste período, católicos são convidados a caridade, oração e penitências. 

Páscoa A.C
Antes de celebrar a ressurreição de Cristo, a Páscoa, ou Peschad, em hebreu, anunciava o fim do inverno e o início da primavera. O momento era comemorado por trazer uma estação de luz logo após tempos de escuridão.

Páscoa Judaíca
Para os judeus, a Páscoa - ou Pessach - celebra a libertação do seu povo do Egito, onde foram subjugados. A celebração também é uma das mais importantes no calendário judaico e é considerado um forte laço para a comunidade em várias partes do mundo.

Fonte:O imparcial online


Nenhum comentário: