24 de set. de 2014

Eleitor está mais velho e mais instruído

A maior parte dos eleitores é mulher e mora no Sudeste do País. Assim como a população, o eleitorado está envelhecendo. Escolaridade do eleitor brasileiro melhorou desde 2010.
No próximo dia 5 de outubro, 142,8 milhões de brasileiros aptos a votar, no Brasil e no exterior, vão às urnas, para eleger o presidente e o vice-presidente da República, deputados federais, estaduais e distritais, senadores e governadores. Em 2010, o número de eleitores era de 135,8 milhões, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Houve, portanto, um aumento de 5,17% no número de eleitores em quatro anos.
Os dados do TSE mostram que o percentual de eleitores mulheres aumenta a cada eleição. Elas são a maioria do eleitorado brasileiro pela quarta eleição consecutiva, representando 52,1% dos eleitores. Em 2010, elas representavam 51,8% dos eleitores.
Os dados do TSE mostram que o percentual de eleitores mulheres aumenta a cada eleição. Elas são a maioria do eleitorado brasileiro pela quarta eleição consecutiva, representando 52,1% dos eleitores. Em 2010, elas representavam 51,8% dos eleitores.
Idade do eleitor
Se em 2010 a faixa predominante de eleitores era de pessoas entre 25 e 34 anos, agora os eleitores de 45 a 59 anos formam a maioria. Na faixa etária acima dos 70 anos, em que o voto é facultativo, o número de eleitores aumentou.

Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, esses são reflexos do envelhecimento da população brasileira. "Há um envelhecimento, como o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] vem destacando nos levantamentos que são feitos, devido à queda de natalidade. Essa diminuição de população mais nova de eleitores em relação a faixas etárias mais velhas está se dando também nas faixas etárias em que o voto é obrigatório."
Já o número de eleitores entre 16 e 17 anos – idade em que o voto também é facultativo – diminuiu desde 2010. Segundo Dias Toffoli, essa diminuição é resultado na mudança da metodologia utilizada este ano, que leva em conta o dia da eleição: aqueles que completarem 18 anos até 5 de outubro passam a integrar outra faixa etária, onde o voto é obrigatório.
Escolaridade
Outro dado relevante é o aumento da escolaridade do eleitor brasileiro, em comparação com as eleições de 2010. Apesar de a maior parte do eleitorado ainda ter baixa escolaridade – 30,2% tem apenas ensino fundamental incompleto –, aumentou o percentual de eleitores com ensino médio completo e incompleto e com superior completo e incompleto.

Já o número de analfabetos e dos que apenas leem e escrevem (analfabetos funcionais) diminuiu.
Ainda segundo os dados do TSE, 43% dos eleitores estão no Sudeste. O estado de São Paulo concentra 22,4% do eleitorado, seguido de Minas Gerais, que tem 10,6% dos eleitores. O estado com menos eleitores é Roraima, com apenas, 0,2% dos eleitores brasileiros. 


Fonte:Agencia camara e TSE

Nenhum comentário: