20 de set. de 2014

Há apenas 20% da floresta amazônica original no Maranhão, segundo o Inpe


Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam um aumento de 50% de área desmatada no Maranhão. Atualmente, segundo a pesquisa, existe apenas 20% da Floresta Amazônica original no estado.

As áreas ainda intactas, de acordo com o Impe, ficam na reserva indígena awá e Turiaçu, na reserva biológica do Gurupi e nas terras indígenas da tribo Guaja, no sul do estado, que podem, no futuro, sofrer explorações.

De acordo com a historiadora e pesquisadora cubana, Olga Cabrera, que atua em uma frente de trabalho de pesquisa ambiental no Maranhão, a situação é gravíssima. Na baixada maranhense, a Universidade Federal do Maranhão até já realiza trabalhos científicos na área que mostram claramente a situação atual da Amazônia maranhense, e apontam soluções para o combate ao desmatamento, por meio de políticas públicas na região.

"É uma tarefa que envolve muitos agentes, envolve autoridades, envolve empresas, pois ambos têm um passivo ambiental, tem que pagar de alguma maneira, porque a natureza tem sido violentada, assim como as leis de proteção e o código florestal. Então, tem que ser reparado", afirmou Olga Cabrera, pesquisadora.

Nenhum comentário: