9 de jul. de 2015

Gilberto Kassab Ministro das Cidades
Ministro afirma: Maranhão será beneficiado com a construção de 160 mil novas moradias

Mais 160 mil novas moradias. Em visita ao Maranhão, o ministro de Estado das Cidades, Gilberto Kassab, anunciou a construção de novas moradias habitacionais no Estado. 
No mês de agosto, o governo Federal dará inicio à fase três do Programa Minha Casa, Minha Vida, entregando ao fim do programa mais de três milhões de unidades habitacionais. A visita ao Estado serviu, ainda, para avaliar e traçar novos projetos na área de infraestrutura do Maranhão.
“O nosso ministério é um pouco diferente. O Ministério das Cidades trata dos grandes investimentos do país no campo da infraestrutura, em parcerias com os Estados e municípios, no campo do saneamento, construção de reservatório,tratamento de esgoto, captação de água. No campo da habitação, diversos programas, o principal deles é o Minha Casa, Minha Vida. 
O ministério lida com sonhos que são mais imediatos. Como corresponder a isso?
“Qualidade de vida. A casa própria, o saneamento, o esgoto tratado na porta de casa, a água que pode chegar à porta de casa. As pessoas não podem esperar para depois. Essas obras terão, no presente ano, uma diminuição no volume de investimentos. Mas, essa diminuição pode ser compensada no futuro. Mas, no presente momento, nosso ministério está com um contingenciamento de R$ 17 milhões, mas que não está nos impedindo de não fazer nada. Houve, sim, um pequeno atraso. Mas, o programa Minha Casa, Minha Vida não comporta nem pequenos atrasos. Felizmente já superamos essa fase. Nós vamos iniciar agosto sem nenhum problema de pagamento atrasado, e preparados para montar a fase três do Minha Casa Minha Vida. Um programa muito definido. Investimentos com clareza nos prazos e nos volumes para que a gente possa ter um programa bem coordenado e sem nenhum sobressalto."
Qual o tipo de controle que o ministério exerce sobre esses tipos de contratos? No Maranhão, por exemplo, existem casas entregues sem o piso."Isso não pode acontecer. Apesar de que no Minha Casa, Minha Vida fase 1, nós não tínhamos a colocação de pisos. Na fase 2, já foram incorporados os pisos. E fase 3, que vai ser lançado agora em agosto. Teremos outras benfeitorias que serão incorporadas. O que a gente sempre pede, é que as denúncias sejam feitas.
Cabe à Caixa Econômica fiscalizar. A Caixa faz um bom trabalho, porém vale a pena registrar que é o maior programa habitacional da história do planeta. Nós teremos de 2009, ano que começou o programa, até 2018, uma contração de 6,5 milhões de unidades. Até o presente momento, já foram contratadas 3,5 milhões de unidades e já foram entregues 3,3 milhões de unidades. Têm problemas? Qual o programa desta dimensão que não tem um problema aqui e outro acolá? Os problemas são importantes que sejam apontados para que sejam corrigidos. E aonde houver má fé, ou uma atividade que possa ser identificada como criminosa, que as pessoas sejam punidas. Mas é um programa que na sua média vai muito bem. 
O Minha Casa, Minha Vida, quando ele é entregue, passa a ser um bairro como qualquer outro dentro da cidade".

Nenhum comentário: