No Maranhão, 6.444 empresas fecharam as portas em 2015, diz IBPT
No Maranhão, 6.444 micro e pequenas empresas categoria
fecharam as portas neste ano, segundo dados do "Empresômetro"
desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Destas, 2.275 declararam fechamento.
Os índices superam os números de 2014, quando 778
empresas fecharam em todo o Estado e, 202, na capital. Segundo o
superintendente da Fecomércio João Torres, as principais causas são as mudanças
sofridas no cenário econômico do país recentemente.
"Nós estamos em um quadro econômico onde os juros
aumentaram, houve a redução de crédito, a inadimplência e o endividamento
aumentaram, então é uma série de fatores que faz com que o consumidor pise no
freio na hora de ir às compras e faz com que surjam problemas", explica.
O microempresário Walder Júnior abriu uma franquia de
comida mexicana há cinco anos em um shopping. No ano passado, resolveu abrir a
segunda em outro shopping, mas não teve fôlego pra manter as duas e a mais
antiga fechou. Ele diz que, desde fevereiro, tem sentido o peso dos tributos e
a queda do movimento.
"A única forma que nós temos é de controlar todos
os custos de forma geral da loja sem perder principalmente a qualidade, né? Do
serviço, do produto. Eu vejo esse como um ponto crucial para sobrevivermos a
essa crise que estamos passando", diz o empresário.
Aposta
na clientela
Com a recessão, os empresários, principalmente os que atuam no setor de alimentos, têm apostado em três ingredientes básicos para atrair a clientela: qualidade, atendimento e controle de gastos.
Com a recessão, os empresários, principalmente os que atuam no setor de alimentos, têm apostado em três ingredientes básicos para atrair a clientela: qualidade, atendimento e controle de gastos.
A administradora de RH da microempresa de Walder, Zélia
Saraiva, diz que um das formas de manter a clientela indiretamente é cuidar do
ambiente de trabalho dos funcionários. Assim, ela garante a qualidade do
serviço prestado.
"O nosso público tem prioridade. Então, nós nos
reunimos com os garçons , com o atendimento, com o caixa, com o pessoal da
cozinha sem fazer distinção", diz.
Fonte: Portal G1MA
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